A monarquia no Brasil

A Monarquia Brasileira tem origem através dos Orleans em Hugo Capeto, Rei da França entre 940 e 996 e também através dos Bragança em Dom Afonso, 1º Duque de Bragança entre 1377 e 1461, o qual é filho natural de D. João I Rei de Portugal e Dona Brites Pereira de Alvim, filha e herdeira do Bem-Aventurado Dom Nun'Alavres Pereira, Condestável do Reino de Portugal e vencedor dos castelhanos nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde.
Casa Real Portuguesa
Genelogia da Família Imperial e Real Brasileira

Reis e Imperadores do Brasil

Primeiro reinado: Portugal, Brasil e Algarve

Dom Manuel I

Pertencente à Segunda Dinastia de Aviz (Portugal), no Brasil, Dom Manuel execeu seu reinado de 22 de abril de 1500 até 13 de dezembro 1521.

Começou a reinar Portugal em 1495 e findou em 1521. Dom Manuel I, foi cognominado “O Venturoso”. Nasceu a 31 maio 1469 em Alcochete. Faleceu em 13 Dezembro 1521. Está sepultado em Lisboa no mosteiro dos Jerônimos. Durante o seu reinado, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia; Pedro Álvares Cabral anunciou a descoberta oficial do Brasil; Afonso de Albuquerque dominou a Índia e assegurou para Portugal o monopólio do comércio das especiarias.

Dom Manuel I

Segundo reinado: Portugal, Brasil e Algarve

Dom João III

Execeu o reinado de 1521 - 1557: D. João III "O Piedoso", nasceu a 6 junho 1502 em Lisboa e morreu a 11 junho 1557. Casou-se com Dona Catarina de Áustria.

Estudou latim com o bispo de Viseu. Com o notável e humanista Luís Teixeira estudou direito civil. Com o clérigo Tomás de Torres estudou matemática, astronomia e geografia.

Fundada em 1534, a Companhia de Jesus foi aprovada em 1540 pelo pontífice Paulo III, e nesse ano entraram em Portugal os primeiros jesuítas, que o religioso e monarca acolheu com o maior entusiasmo. A Companhia de Jesus tomou toda a preponderância que desejava; D. João III confiou-lhe o ensino e as missões. Como missionários, deve dizer-se, que prestaram bons serviços, principalmente São Francisco Xavier na Índia, e José de Anchieta no Brasil.

Seis missionários chegam ao Brasil 1549 liderados por Manuel da Nóbrega trazidos pelo governador geral Tomé de Souza.

Uma das maiores obras dos Jesuítas no Brasil foi a fundação de cidade de São Paulo de Piratininga.

Política ultramarina: Como compensação das dificuldades no Oriente e revezes em África, voltou-se D. João III para o Brasil, realizando a primeira tentativa de povoamento e valorização daquele território, primeiro com o sistema de capitanias hereditárias e depois instituindo um governo geral.

Dom João III

Segunda dos reis e imperadores

-->